Nossa História
Linha do tempo
Regulamentação da profissão de Bibliotecário
Regulamentação da profissão de Arquivista
Regulamentação da profissão de Museólogo
Fundação Sindicato dos Bibliotecários de SP
Expansão das categorias do SinBiesp
Reforma trabalhista
Histórico de lutas
2025 - Carta aberta ao Congresso e Governo Federal
A partir da discussão na Comissão de Educação do Congresso Nacional sobre a nova Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE), o SinBiesp entendeu a importância de reivindicar a garantia de representação dos Bibliotecários na estrutura administrativa desse programa, redigindo então uma carta aberta à deputada federa Fernanda Melchionna e ao Secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura Fabiano Piúba.
2025 - Abaixo-assinado pela inclusão das Bibliotecas no Pro-LEEI
Com uma mobilização histórica de mais de 1500 assinaturas, o SinBiesp atuou para incluir as Biblitoecas e os Bibliotecários em um programa de alfabetização anunciado em fevereiro, que deixava de fora este dispositivo e os profissionais tão improtantes na aquisição da Leitura, Escrita e Oralidade. Enviou-se uma manifestação formal para o Ministério da Educação.
2024 - Movimento pela regulação da Lei da Insalubridade nas Bibliotecas
O SinBiesp entrou com representação no Ministério Público do Trabalho, junto da central sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores), para regulamentar para toda a classe o adicional de insalubridade, definido pela lei 14.846/2024. Originalmente, a lei só podia ser aplicada individualmente, caso a caso.