Editorial - 15 de agosto de 2011
Banner
Photo Photo Photo
Home  //  SINBIESP  //  Presidência  //  Editoriais  //  Editorial - 15 de agosto de 2011
Editorial - 15 de agosto de 2011
Sex, 16 de Setembro de 2011 13:03

É com muita satisfação que trazemos nesta edição do SinBiesp Notícias uma importante conquista que passará para a história da biblioteconomia. Conseguimos com que a nossa Convenção Coletiva de Trabalho fosse estendida para todos os demais profissionais da informação como arquivistas, historiadores, documentalistas, auxiliares de bibliotecas e cientistas da informação. Enfim, a todos que trabalham em bibliotecas e centros de documentação.

Uma grande vitória para a categoria, pois há anos o SinBiesp vinha dando assistência a este público. Foram inúmeras as consultas de empresas sobre como proceder na contratação e/ou desligamento e administração ao pessoal de apoio e outras profissões que compõem as áreas de bibliotecas e centros de documentação.

Os cientistas da informação não estão mais órfãos, há agora uma entidade que os abraça e os protege legalmente, decisão esta, vinda por meio de sentença do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Agora, esses profissionais da informação serão representados pelo SinBiesp.

Esta conquista significa que os empregadores deverão, a partir de agora, acatar a decisão judicial e observar o percentual de aumento salarial e os demais benefícios previstos na sentença normativa, com data retroativa inclusive, porque a data base da categoria é 1º de setembro. Portanto, a Convenção Coletiva de Trabalho é válida de 1º de setembro de um ano a 31 de agosto do próximo ano.

A decisão deve ser comemorada pelo bibliotecário paulista. Ela reflete que o seu sindicato está cada vez mais forte para defender e valorizar nossa profissão. Os avanços aconteceram devido a muito trabalho e dedicação e mostram que soubemos acompanhar a transformação pela qual nossa profissão vem passando, com as já futuras tecnologias que influenciam diretamente em nossa atuação. E principalmente, abrir para outras frentes, interagir e olhar para futuro, é viver democraticamente.

Esta decisão mostra ao mercado de trabalho que temos critérios para a empregabilidade, como nunca antes havia acontecido neste Estado e em nossa profissão. Ações como estas se refletem em todo o mercado de trabalho, tanto nos serviços públicos como nos privados. Elas também impulsionam melhores condições de contratação, de promoções, níveis salariais e respeito aos postos de trabalho de cada atividade. Contribuem ainda para que sejam eliminadas as distorções nas contratações, evitando que leigos ocupem lugares dos profissionais. Quem contratar terá que respeitar as regras da entidade que, por sua vez, representa aqueles que a compõem.

É justamente através das ações e da interatividade do sindicato da categoria com os profissionais que representa - e os empregadores - que o mercado se ajusta, fazendo com que cada profissional habilitado ocupe o seu devido espaço dignamente.

Os bibliotecários de São Paulo estão de parabéns por esta significativa vitória!

 

PARA ASSOCIAR- SE

PARA ASSOCIAR- SE

Valor da anuidade 284,00.

Clique aqui p prencher cadastro e as condicoes p pagto.

JUSTIÇA DECRETA

JUSTIÇA DECRETA: QUEM NÃO CONTRIBUIR

COM O SINDICATO, NÃO TERÁ DIREITO

AOS BENEFICIOS DO ACORDO

Clique aqui para ler a integra

CONSULTE FGTS

consulta-saldo-fgts

Av. Nove de Julho, 40 - 6º andar - Conj 6F e 7º andar Conj 7G- CEP: 01312-000 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3242-0911 - Fax: 11 3237-1080