Editorial - 09 de fevereiro de 2006
Banner
Photo Photo Photo
Home  //  SINBIESP  //  Presidência  //  Editoriais  //  Editorial - 09 de fevereiro de 2006
Editorial - 09 de fevereiro de 2006
Qui, 09 de Fevereiro de 2006 00:00

Vera L. Stefanov
Presidente do SinBiesp

Já faz dois anos que lançamos o SinBiesp Notícias, nosso boletim eletrônico, que veio a substituir o In:Forma, em papel. E, integrado a ele está o nosso SITE, o qual procuramos manter sempre atualizado, com todas as iniciativas do SinBiesp e outras informações de interesse dos bibliotecários em geral.

É graças a essa magnífica invenção chamada internet que podemos nos comunicar com mais rapidez com nossos associados, embora este nosso informativo não seja tão freqüente quanto gostaríamos. De qualquer forma, é através dele também que conseguimos ampliar o alcance do SinBiesp e nossos contatos com bibliotecários de todo o Brasil e do Exterior. No Brasil, por exemplo, somos constantemente procurados por colegas, que querem saber mais a respeito de como montar um sindicato, além, é claro, de tantas outras informações na área trabalhista. Não há dúvidas de que um SITE é uma vitrine para o mundo, onde podemos mostrar o resultado do nosso trabalho, dos nossos esforços, que têm como finalidade o fortalecimento profissional da categoria e a sensibilização daqueles que ainda não perceberam a importância do papel dos sindicatos para o exercício da cidadania e a defesa dos interesses legítimos dos trabalhadores.

O SITE do SinBiesp já é bastante visitado e vem também colaborando, e muito, para as pesquisas - tanto daquele estudante que está desenvolvendo um trabalho escolar, como das empresas que buscam informações para a contratação de bibliotecários, além do próprio profissional, seja ele associado ou não. Temos uma média mensal de mais de 12.000 consultas mensais ao SITE, em buscas das mais diversas informações. A página que lidera os acessos é a que traz informações sobre remuneração. Isso é muito bom, pois o empregador, quando vai contratar o profissional, já sabe o quanto ele custa. E, nos depoimentos que temos ouvido de bibliotecários, os dados de remuneração do SinBiesp são mesmo muito importantes nos contatos com os empregadores. Isso significa que o bibliotecário não está mais à deriva do mercado de trabalho. Com isso, estamos acabando com aquele velho desânimo de quem diz: "Ah! Mas eles não pagam...". Isso precisa ter um basta e esta é a hora. Nunca antes, a informação foi tão abundante e, ao mesmo tempo, valeu tanto. Afinal, tempo é dinheiro. E ter a informação armazenada, organizada e disponível com facilidade faz parte do nosso conhecimento. E isso tem um valor que precisamos defender. E defender por meio da entidade certa para tanto, o Sindicato dos Bibliotecários, o sindicato de nossa categoria. Nós, profissionais e SinBiesp, podemos dizer, sim, o quanto vale nosso know-how – esse conhecimento cada vez mais procurado no mercado de trabalho. É, assim, com pequenos detalhes, mas que representam anos de um exaustivo trabalho, que estamos mudando a postura do mercado empregador de bibliotecários. É assim que o bibliotecário tem se valorizado, e muito, mostrando que ele tem uma entidade sindical.

Nós, do SinBiesp, estamos fazendo nossa parte, claro, com um esforço e tanto, pois como sempre há uma enorme resistência ainda por conta do próprio profissional, até mesmo daqueles que estão na área pública e que acham ainda que o SinBiesp é só para quem é contratado pela CLT. Muito se enganam, se notarem que enfrentamos órgãos públicos e fomos vitoriosos, incluindo uma reintegração ao quadro de funcionários do serviço público de um município paulista.

Esses pequenos obstáculos, que estão dentro da própria categoria, entretanto, não tiram a força e o brilho de nossas conquistas, pequenas, mas constantes. Por isso, mantém-se viva a expectativa de uma união forte e abrangente entre os diversos segmentos que compõem a categoria. Já contribuímos para muitas mudanças no comportamento dos agentes do mercado de trabalho, após um trabalho de muitos anos, pois como dependemos de contribuições, temos que aguardar ano a ano para realizar investimentos mínimos, mas com grandes resultados como, por exemplo, este informativo eletrônico. Em breve estaremos reformulando nosso SITE, para informar mais e valorizar mais nossa nobre profissão. Estamos estudando um novo desenho para facilitar sua leitura e deixá-lo mais agradável.

É com resultados concretos e novos desafios, enfim, que temos muito o que comemorar nestes dois anos de comunicação eletrônica do nosso SinBiesp!

 

PARA ASSOCIAR- SE

PARA ASSOCIAR- SE

Valor da anuidade 284,00.

Clique aqui p prencher cadastro e as condicoes p pagto.

JUSTIÇA DECRETA

JUSTIÇA DECRETA: QUEM NÃO CONTRIBUIR

COM O SINDICATO, NÃO TERÁ DIREITO

AOS BENEFICIOS DO ACORDO

Clique aqui para ler a integra

CONSULTE FGTS

consulta-saldo-fgts

Av. Nove de Julho, 40 - 6º andar - Conj 6F e 7º andar Conj 7G- CEP: 01312-000 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3242-0911 - Fax: 11 3237-1080