Sinbiesp marca Posição em 2005
Banner
Photo Photo Photo
Home  //  SINBIESP  //  Presidência  //  Editoriais  //  Sinbiesp marca Posição em 2005
Sinbiesp marca Posição em 2005
Qua, 14 de Dezembro de 2005 00:00

Vera L. Stefanov
Presidente do SinBiesp

O ano passa muito rápido e num piscar de olhos já estamos no final dele. 2005 foi um ano em que o SinBiesp marcou sua posição definitivamente. Trabalhamos muito de ponta à ponta, mas conseguimos aprimorar o site do SinBiesp, lançamos o SinBiesp Noticias, boletim eletrônico que atinge não só bibliotecários do estado de São Paulo, mas também do Brasil. Inauguramos o Departamento de Reciclagem com novidades em cursos diferenciados, tão necessários para o aperfeiçoamento profissional; tivemos um seminário internacional proferido por uma especialista em informação digital, com renomada atuação na Europa e EUA.

Ampliamos nosso cadastro de empresas, que aderiram à Convenção Coletiva de Trabalho, fechamos acordo coletivo de trabalho, mais bibliotecários e empresas procuraram o sindicato para usufruir dos serviços e associar-se. Por meio do SinBiesp vários bibliotecários tiveram vitórias na Justiça, com a assessoria de nosso Departamento Jurídico, comandada pelo brilhante advogado Delano Coimbra, em ações relacionadas a qualquer tipo de vínculo seja público, celetista ou autônomo. Nesta edição mesmo, temos mais uma boa notícia de uma sentença favorável referente a uma ação judicial, assessorada pelo SinBiesp, para reintegração de uma injusta exoneração. Foi um difícil trabalho, mas saímos vitoriosos. E mais, orgulhosos pela garra da bibliotecária associada do SinBiesp. Tudo isto, sem contar os trabalhos administrativos de pessoal e manutenção da sede e nossas manifestações junto à imprensa e órgãos públicos em relação às bibliotecas públicas municipais. Isso tudo, e tantos pequenos detalhes da rotina diária de trabalho no SinBiesp, sem dúvida, é reflexo de um trabalho duro e persistente, mas também do reconhecimento dos profissionais que contribuem para o sindicato. Agora, no final do ano, inclusive, junto com as festas somos brindados com um pacote de pagamentos, IPTU, IPVA, escolas dos filhos, CRB e - claro - não poderiam ficar de fora as contribuições para o sindicato. Como já foi dito várias vezes neste espaço, a arrecadação de contribuições para o SinBiesp - o sindicato dos Bibliotecários - ainda é pífia, pois as contribuições sempre foram desviadas para outros sindicatos (os da categoria preponderante), que não o do próprio profissional. Situação que se volta contra ele próprio. Já há sintomas, entretanto, de que esta situação está mudando. A cada ano surgem mais Bibliotecários que começam a dar o devido valor e reconhecer nosso trabalho nestes últimos dois ou três anos. São anos de trabalho árduo de conscientização da categoria, de insistência para que este momento acontecesse. O reconhecimento do sindicato por parte das empresas também é um fato auspicioso, porque isso nos traz o devido respeito como profissionais que somos. Com esse reconhecimento, o trabalho e responsabilidade do SinBiesp aumenta cada vez mais, pois é preciso investir no processo administrativo interno de implantação de tecnologias e de recursos humanos.

É fundamental a infra-estrutura para poder atender os Bibliotecários e dar-lhes toda a assistência que merecem, em todos os sentidos. Para que isso aconteça, é preciso contar com a colaboração de todos, é preciso que todos participem, colaborando e não permitindo que sua contribuição seja desviada para outro sindicato que não seja para o sindicato de sua categoria profissional. Continuaremos a insistir neste ponto. Além dessa atitude de valorização da profissão e da sua categoria, é importante também a sua participação com artigos para este informativo, sugestões de assunto, denúncias de empresas que pagam baixos salários, disponibilizando-se a dar cursos, palestras, doar livros para o nosso Centro de Documentação, que estamos há anos tentando formar. É justamente com essas contribuições que esperamos crescer cada vez mais e conquistar novas vitórias e poder realizar sonhos como ter uma sede com auditório, salas de aulas para o Departamento de Reciclagem recém-inaugurado, que deverá crescer. São sonhos que poderão se tornar realidade se você, bibliotecário, se empenhar também conosco e acreditar que uma entidade formada pela livre e espontânea vontade da categoria pode crescer e ter sua própria personalidade, sem depender de qualquer outra entidade. Só assim teremos liberdade, garantindo nossa independência.

Para finalizar, desejo a todos os meus colegas de São Paulo e do Brasil, que tenham um Natal com muita paz e um 2006 com notório reconhecimento pela dedicação com que exercem essa nobre profissão!

 

PARA ASSOCIAR- SE

PARA ASSOCIAR- SE

Valor da anuidade 284,00.

Clique aqui p prencher cadastro e as condicoes p pagto.

JUSTIÇA DECRETA

JUSTIÇA DECRETA: QUEM NÃO CONTRIBUIR

COM O SINDICATO, NÃO TERÁ DIREITO

AOS BENEFICIOS DO ACORDO

Clique aqui para ler a integra

CONSULTE FGTS

consulta-saldo-fgts

Av. Nove de Julho, 40 - 6º andar - Conj 6F e 7º andar Conj 7G- CEP: 01312-000 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3242-0911 - Fax: 11 3237-1080