Descaso com Bibliotecas Municipais é Exposto na Folha de São Paulo
Banner
Photo Photo Photo
Home  //  SINBIESP  //  Presidência  //  Editoriais  //  Descaso com Bibliotecas Municipais é Exposto na Folha de São Paulo
Descaso com Bibliotecas Municipais é Exposto na Folha de São Paulo
Seg, 10 de Outubro de 2005 00:00

Vera L. Stefanov
Presidente do SinBiesp

O jornal Folha de S. Paulo, na edição de 30/09, trouxe reportagem a respeito da situação absurda das bibliotecas municipais, destacando o que o SinBiesp vem alertando há tempos: a falta de bibliotecários para o atendimento do público. Segundo a reportagem, de acordo com um levantamento da Secretaria Municipal da Cultura, o déficit no número de bibliotecários chega a 61%. A Prefeitura de São Paulo deveria ter 390 bibliotecários, mas possui somente 150 em seus quadros.

O problema também ocorre com os assistentes de gestão de políticas públicas - funcionários com ensino médio concluído que deveriam trabalhar como auxiliares de pesquisa, cargo no qual a defasagem é de 66%. A maioria do quadro funcional das bibliotecas da cidade administrada pelo prefeito José Serra (PSDB) é formada pelos chamados agentes de apoio, empregados que possuem apenas o ensino fundamental concluído e deveriam exercer atividade operacional, como porteiros ou vigilantes, informa o texto da Folha. Na falta de pessoal capacitado, no entanto, esses agentes atuam como bibliotecários em grande parte das unidades, inclusive na Mário de Andrade, a maior biblioteca pública da cidade, com 3 milhões de itens documentais.

Acervo desatualizado e problemas estruturais também foram detectados pela reportagem da Folha, que ouviu a reclamação dos usuários quanto à falta de profissionais e orientação adequada.

O SinBiesp enviou vários ofícios à Secretaria Municipal de Cultural, nos últimos anos, pedindo providências quanto a essa lamentável situação, que parece ter chegado a um ponto intolerável. É mais do que hora dos bibliotecários se unirem para reverter esse quadro! O SinBiesp aguarda manifestações, que podem vir a engrossar esse movimento.

 

PARA ASSOCIAR- SE

PARA ASSOCIAR- SE

Valor da anuidade 284,00.

Clique aqui p prencher cadastro e as condicoes p pagto.

JUSTIÇA DECRETA

JUSTIÇA DECRETA: QUEM NÃO CONTRIBUIR

COM O SINDICATO, NÃO TERÁ DIREITO

AOS BENEFICIOS DO ACORDO

Clique aqui para ler a integra

CONSULTE FGTS

consulta-saldo-fgts

Av. Nove de Julho, 40 - 6º andar - Conj 6F e 7º andar Conj 7G- CEP: 01312-000 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3242-0911 - Fax: 11 3237-1080