Bibliotecas Municipais de São Paulo
Banner
Photo Photo Photo
Home  //  SINBIESP  //  Presidência  //  Editoriais  //  Bibliotecas Municipais de São Paulo
Bibliotecas Municipais de São Paulo
Seg, 10 de Outubro de 2005 00:00

Vera L. Stefanov
Presidente do SinBiesp

Não poderíamos deixar de nos manifestar quanto à matéria veiculada, dia 30 de setembro, no jornal Folha de S. Paulo sobre as bibliotecas municipais. Como presidente do Sindicato da categoria já nos manifestamos algumas vezes perante as autoridades, em outras ocasiões aguardamos que os bibliotecários dessem maior sustentação a uma movimentação de nossa entidade, também enviamos correspondência ao jornal, conforme poderão ver no link abaixo.

Mas, quero pedir-lhes licença, para manifestar minha indignação com tal situação como uma cidadã e uma profissional da área, também. Como nossa dignidade é afetada, como machuca profundamente ler notícias como estas. Fere nosso orgulho, abala nossos planos de vida profissionais e pessoais. A angústia de ver nosso instrumento de trabalho sendo maltratado é uma ofensa a nós e à sociedade, embora convivamos com essa realidade. Felizmente, sabemos que há exceções, que só não são raras graças ao esforço da classe e aos avanços das ciências e da tecnologia. Sabemos que o mercado de trabalho se abriu e está se abrindo cada vez mais para a nossa nobre profissão. Somos, entretanto, cientes, desde quando estudantes, que não é fácil exercer a profissão não só em órgãos públicos. Não é fácil enfrentar toda uma sociedade ainda em desenvolvimento, num país em que a educação e a cultura são tratados, por muitas autoridades, ainda, como supérfluos ou, melhor, como luxo. Não estou radicalizando, não. A matéria é prova disso.

E são exatamente nesses momentos que o bibliotecário deve mostrar sua força e cobrar dos responsáveis uma imediata providência, para que não se passe mais três anos com os costumeiros paliativos. O Governo Municipal diz que pretende abrir concurso. Pretende? Isso é promessa, não é fato concreto. O que de concreto se tem? Nada. Por que não tem "planejamento" e não há a mínima vontade de investir em bibliotecas. Muito provavelmente irão dizer que é "herança", famosa desculpa. Está na hora, colegas, de exigirmos o compromisso do Sr. Secretário de Cultura e do Sr. Prefeito pela determinação imediata de abertura de concurso, a contratação de pessoal de apoio, programa de treinamento, compra de equipamento, reforma e manutenção dos prédios antes ocorram acidentes que coloquem em risco a vida dos bibliotecários, funcionários e da população, como já ocorreu em algumas ocasiões, como a queda do teto da BMA, principio de incêndio na B. John Kenndy em Santo Amaro, etc. Tudo isso o Sindicato tem documentado, seja em nossos boletins de forma jornalísticas ou através de ofícios encaminhados aos Secretários de Cultura em gestões anteriores. Lembrem-se que os governantes não entendem outra linguagem de negociação que não seja a do sindicato dos profissionais. Portanto, atenção Bibliotecários. O SinBiesp espera pelas manifestações, mensagens da categoria e sugestões para uma nova etapa de nossa agenda de luta contra essa situação. Vamos mostrar nossa SIGNIFICÂNCIA!

 

PARA ASSOCIAR- SE

PARA ASSOCIAR- SE

Valor da anuidade 284,00.

Clique aqui p prencher cadastro e as condicoes p pagto.

JUSTIÇA DECRETA

JUSTIÇA DECRETA: QUEM NÃO CONTRIBUIR

COM O SINDICATO, NÃO TERÁ DIREITO

AOS BENEFICIOS DO ACORDO

Clique aqui para ler a integra

CONSULTE FGTS

consulta-saldo-fgts

Av. Nove de Julho, 40 - 6º andar - Conj 6F e 7º andar Conj 7G- CEP: 01312-000 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3242-0911 - Fax: 11 3237-1080