Editorial - 18 de maio de 2005
Banner
Photo Photo Photo
Home  //  SINBIESP  //  Presidência  //  Editoriais  //  Editorial - 18 de maio de 2005
Editorial - 18 de maio de 2005
Qua, 18 de Maio de 2005 00:00

Vera L. Stefanov
Presidente do SinBiesp

O SinBiesp vem registrando um aumento constante nas consultas de bibliotecários por informações relacionadas ao mercado de trabalho e direitos conquistados pela categoria por meio das convenções coletivas firmadas pelo Sindicato com entidades representantes dos empregadores.

A média de consultas mensais de bibliotecários junto ao Sindicato quadruplicou nos últimos cinco anos. Além de mostrar uma maior sensibilização desses profissionais para lutar pelos seus direitos, a busca desse tipo de informação junto ao SinBiesp é uma prova de que o bibliotecário começa a perceber melhor o papel do Sindicato, a única entidade legalmente constituída para defender seus interesses perante os empregadores, tratar de questões como piso salarial, reajustes, garantia de emprego, rescisões trabalhistas etc.

Para atender, com mais eficiência, à necessidade dos bibliotecários paulistas por esclarecimentos sobre questões trabalhistas e, também, para oferecer informação que contribua para o desenvolvimento do profissional a diretoria do SinBiesp vem se esforçando para melhorar os serviços nesta área. A produção deste boletim mensal é um exemplo. Outra melhoria em desenvolvimento envolve o site do Sindicato (www.sinbiesp.org.br), que a partir da próxima semana trará mais e novas informações para os bibliotecários.

São ações que se dão em paralelo com o atendimento via telefone, e-mail ou mesmo o atendimento pessoal que os profissionais têm na sede do SinBiesp. Manter essa estrutura, todos devem imaginar, não é fácil. Mas, freqüentemente temos prova de que, a despeito das dificuldades enfrentadas no dia-a-dia da administração do SinBiesp, o bibliotecário não pode prescindir de ter um Sindicato próprio. Por exemplo, já atendemos bibliotecários que contribuíram anos seguidos para outros sindicatos (da categoria predominante onde trabalhavam) e na hora em que precisaram de uma orientação mais específica, tiveram que procurar o sindicato da sua categoria, o SinBiesp.

Queremos fazer mais, muito mais pelo bibliotecário. Mas este profissional também precisa ter consciência de que um Sindicato se mantém com a colaboração e a associação espontânea dos profissionais que congrega. Só assim é possível ter um Sindicato cada vez mais forte e atuante.

 

PARA ASSOCIAR- SE

PARA ASSOCIAR- SE

Valor da anuidade 284,00.

Clique aqui p prencher cadastro e as condicoes p pagto.

JUSTIÇA DECRETA

JUSTIÇA DECRETA: QUEM NÃO CONTRIBUIR

COM O SINDICATO, NÃO TERÁ DIREITO

AOS BENEFICIOS DO ACORDO

Clique aqui para ler a integra

CONSULTE FGTS

consulta-saldo-fgts

Av. Nove de Julho, 40 - 6º andar - Conj 6F e 7º andar Conj 7G- CEP: 01312-000 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3242-0911 - Fax: 11 3237-1080