Imagem e Valorização Profissional II
Banner
Photo Photo Photo
Home  //  Notícias  //  Artigos  //  Imagem e Valorização Profissional II
Imagem e Valorização Profissional II
Qua, 18 de Maio de 2005 00:00

Maria Aparecida de Godoy
CRB8-4048
Bibliotecária e Documentalista
Especialista em Administração
Mestrado em administração (créditos concluídos)
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

A Entrevista de Emprego: Aspectos Importantes a Considerar

Segundo especialistas, em meio a dinâmicas, testes psicológicos e de personalidade, a entrevista ainda constitui a fonte mais fidedigna de conhecimento sobre um candidato, sendo o momento decisivo no processo de contratação. Dessa forma, é fundamental preparar-se para este momento, fazendo uma retrospectiva de sua vida profissional no sentido de refletir sobre os pontos positivos quanto às realizações, desafios ultrapassados e todos os aspectos relevantes que puder lembrar, a fim de serem enfatizados na entrevista.

Preparar-se para a entrevista, significa também, buscar dados sobre empresa em que se pretende trabalhar – visitar o site e se inteirar sobre o funcionamento são atitudes que podem trazer bons frutos. Através do site podemos perceber, dentre outros aspectos, o quanto a empresa dá importância para sua Biblioteca ou Centro de Documentação – ou ainda, quais serviços precisam ser ampliados/reformulados.

Após uma retrospectiva quanto aos pontos positivos de sua vida profissional, e já conhecendo um pouco sobre a empresa, pode-se considerar preparado para a entrevista. É importante também, levar uma cópia das remunerações acordadas pelo Sindicato, bem como, do currículo atualizado – pode acontecer de o entrevistador não tê-lo em mãos no momento da entrevista.

A entrevista é uma conversa entre duas ou mais pessoas (entrevista coletiva), sempre com objetivos definidos para as partes. Uma entrevista de emprego não é uma simples conversa, porque as partes estarão frente a frente para descobrir o que, no perfil de cada um, interessa ao outro. Algumas empresas adotam não apenas uma entrevista, mas diversas entrevistas para um mesmo candidato - agendadas em um mesmo dia ou em diferentes datas, com responsáveis por diferentes setores, com poder de decisão. O objetivo destas múltiplas entrevistas é a comparação das avaliações para se chegar a um senso comum quanto à escolha de um candidato cujo perfil seja coerente com as necessidades da vaga, bem como, com a cultura organizacional da empresa.

Única ou múltipla, a entrevista é a oportunidade mais importante para gerar uma boa primeira impressão, é a hora ideal para explanar sobre suas competências, habilidades e experiências, objetivando demonstrar à empresa que você é a melhor opção de que ela dispõe no momento. O profissional deve estar preparado para falar sobre o que faz de melhor e o que tem a oferecer, a fim de vender uma imagem fidedigna de seu perfil. Mas o perfil desejado pela empresa nem sempre fica explícito, gerando, muitas vezes, angústias e ansiedades por parte do candidato. O perfil procurado pelas empresas é na verdade, um conjunto de habilidades e competências, que vão além dos conhecimentos técnicos, incluindo também, a flexibilidade e simpatia demonstrada pelo candidato - um excelente currículo não garante o preenchimento de uma vaga.

Muitos profissionais experientes e qualificados, ao participarem de entrevistas, sentem-se inseguros, esquecendo-se de comentar sobre aspectos importantes de sua experiência, ficando mais preocupados com os concorrentes - há uma grande chance de conquistar a vaga se souber expor seu diferencial. Estar aberto é a primeira lição de sucesso: tanto emocionalmente quando fisicamente. É importante adotar uma postura de engajamento e sociabilidade, sentar-se corretamente e naturalmente – não cruzar os braços (demonstra uma postura de “fechamento” a novas situações). Mostrar-se solícito para explicar detalhadamente sua experiência e esclarecer quaisquer dúvidas que pareçam relevantes ao requisitante, também é igualmente importante. Um outro aspecto a ser observado é “nunca vender o que você não pode entregar" - é perdoável desconhecer um fato ou não saber dar uma resposta, mas mentir ou se omitir causa um dano irreparável!

De acordo com grandes empresas de RH, o diferencial na hora de escolher entre os candidatos finalistas refere-se ao comprometimento destes para com a empresa, demonstrado no decorrer do processo de seleção: experiência na área, pontualidade, interesse pelos produtos/serviços, resultados que pode proporcionar e empatia. Por outro lado, a tendência para uma escolha recairá sempre sobre aquele que apresentar o perfil mais próximo ao que a empresa deseja, pelo menor salário – mais por menos. Dessa forma, o salário (aspecto que deve comentado por último) deve ser negociado com base em fonte oficial (Sindicato), bem como, habilidades exigidas para a vaga.

O fato de não ser chamado para preencher uma vaga, significa que o candidato está aquém, ou mesmo além, das habilidades e competências exigidas. Dessa forma, ser eliminado de um processo seletivo, não deve ser interpretado como sinal de incompetência, nem como motivo para entrar em depressão, mas sim, como um fato natural do processo seletivo, significando que o perfil apresentado não se encaixa “naquela vaga”. As entrevistas que não resultam em contratação são na verdade, grandes fontes de aprendizagem para o profissional perceber em quais aspectos deve melhorar. Nesse sentido, a cada entrevista, o profissional deve fazer uma reflexão sobre as possíveis causas que o impediram de ser aproveitado para uma determinada vaga, a fim de eliminar falhas na forma de se colocar para o mercado de trabalho.

 

PARA ASSOCIAR- SE

PARA ASSOCIAR- SE

Valor da anuidade 284,00.

Clique aqui p prencher cadastro e as condicoes p pagto.

JUSTIÇA DECRETA

JUSTIÇA DECRETA: QUEM NÃO CONTRIBUIR

COM O SINDICATO, NÃO TERÁ DIREITO

AOS BENEFICIOS DO ACORDO

Clique aqui para ler a integra

CONSULTE FGTS

consulta-saldo-fgts

Av. Nove de Julho, 40 - 6º andar - Conj 6F e 7º andar Conj 7G- CEP: 01312-000 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3242-0911 - Fax: 11 3237-1080