Profissional da informação e suas múltiplas ações no exercer da profissão
Banner
Photo Photo Photo
Home  //  Notícias  //  Artigos  //  Profissional da informação e suas múltiplas ações no exercer da profissão
Profissional da informação e suas múltiplas ações no exercer da profissão
Qui, 27 de Setembro de 2007 00:00

Vera L. Stefanov
Presidente do SinBiesp

O perfil do profissional bibliotecário na atualidade vem se expandindo e hoje não atua apenas em bibliotecas, arquivos ou centros de informação. É comum o emprego deste profissional em empresas, institutos de P&D, lugares estratégicos para o uso da informação enquanto vantagem competitiva. Porém, existem outros campos de atuação nos quais o profissional é importante para otimização do seu desempenho e, ao contrário do que parece, quase não possui atuação dos bibliotecários.

Chamo a atenção para o trabalho em projetos sociais, que não apenas incentivem leitura, como as bibliotecas itinerantes, mas que também possam garantir mudanças no quadro social vigente de exclusão, e capaz de gerar trabalho e renda para pessoas. Este é o trabalho desenvolvido pela Incubadora Regional de Cooperativas Populares da UFSCar.

A incubadora existe desde 1999 e atua mediante a incubação de empreendimentos econômicos solidários, seja na forma de cooperativas populares, associações ou grupos informais. A INCOOP-UFSCar alia intervenção, produção de conhecimento e formação de estudantes e profissionais. Além disso, fomenta iniciativas de organização coletiva de pessoas interessadas em atuar no âmbito da Economia Solidária.

O projeto no qual me insiro na incubadora é denominado Sacoleco. Aliando conservação ambiental e geração de trabalho e renda, o projeto visa substituir do uso de sacolas plásticas por sacolas duráveis em estabelecimentos comerciais da cidade, confeccionadas por um empreendimento solidário da cidade de São Carlos, o grupo Maria Fuxico.

Assim, o trabalho com a informação toma outras proporções, não apenas no sentido de organizar as informações relevantes para gerarem vantagem competitiva, mas também na busca e coleta de informações que possam subsidiar idéias e colaborar para a mudança de hábitos do público escolhido, e também no de consolidar empreendimentos solidários, buscando uma outra lógica, voltada a solidariedade e ao trabalho cooperado. Além disso, o trabalho interdisciplinar é muito relevante nesse tipo de experiência, possibilitando o profissional se capacitar em outras áreas do conhecimento, obtendo uma visão mais completa em sua atuação.

Dessa maneira, é importante que o profissional não se feche, e que busque outros espaços riquíssimos em conhecimento e informação gerada, pensando sua ação também pode estar ligada as questões sociais.


Daniela Rueda é formada pela Universidade Federal de São Carlos em Biblioteconomia e Ciência da Informação.

 

PARA ASSOCIAR- SE

PARA ASSOCIAR- SE

Valor da anuidade 284,00.

Clique aqui p prencher cadastro e as condicoes p pagto.

JUSTIÇA DECRETA

JUSTIÇA DECRETA: QUEM NÃO CONTRIBUIR

COM O SINDICATO, NÃO TERÁ DIREITO

AOS BENEFICIOS DO ACORDO

Clique aqui para ler a integra

CONSULTE FGTS

consulta-saldo-fgts

Av. Nove de Julho, 40 - 6º andar - Conj 6F e 7º andar Conj 7G- CEP: 01312-000 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3242-0911 - Fax: 11 3237-1080