ATENÇÃO RECOLHIMENTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL 2017
Home
ATENÇÃO RECOLHIMENTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL 2017
PDF
Imprimir
E-mail

A Contribuição sindical é obrigatória por lei. Todo e qualquer trabalhador ativo no país, empregado de qualquer natureza, seja público ou privado, deve recolher este tributo.

Este desconto abrange todos os que trabalham em Biblioteca, Centros de Documentação e Similares. Vale para os AUXILIARES DE BIBLIOTECA E DE DOCUMENTAÇÃO (TÉCNICO BIBLIOTECÁRIO), DOCUMENTALISTAS, ARQUIVISTAS, MUSEÓLOGOS, HISTORIADORES E  CIENTISTAS DA INFORMAÇÃO. Solicitamos que passem esta informação à sua equipe e/ou seus companheiros de trabalho que atuam nestas áreas.

O correto recolhimento anual da CONTRIBUIÇÃO SINDICAL é obrigatório por lei (art. 579 da CLT) e deve ser feito até 28/02/2017 à entidade sindical que representa legalmente as categorias acima - Sindicato dos Bibliotecários, Cientistas da Informação, Historiadores, Museólogos, Documentalistas, Arquivistas, Auxiliares de Biblioteca e de Centros de Documentação no Est. de SP  - através deste BOLETO, no valor que corresponde a 01/30 (um trinta avos) da remuneração mensal (ver procedimento abaixo).

Colegas, usem a legislação a seu favor. Infelizmente os RHs das empresas, muitas vezes terceirizado, não têm conhecimento aprofundado da legislação e prejudicam não só o profissional como  o próprio empregador, que - ao sofrer uma fiscalização trabalhista - poderá arcar com as consequências de um recolhimento erroneamente procedido.

VIDE NOTA TÉCNICA do ministério do trabalho SRT/MTE nº 201/2009 (DOU 03/12/2009), no site. 

 

COMO PROCEDER

Valor recolhimento: conforme legislação - Art. 580, I, da CLT - 1/30 avos do salário

PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR : Bibliotecários, Cientistas da Informação, Historiadores, Museólogos, Arquivistas e outros que atuam em áreas similares:

Pague este boleto, até 28/02/2017 e protocole uma cópia da guia quitada no setor de “RH” de seu empregador, ficando o profissional livre do desconto de 01/30 avos do salário no holerite de março/2017, que toda empresa/órgão público/instituição é legalmente obrigada a fazer (art. 582 da CLT) e evita que tal desconto seja recolhido a outro sindicato, como é o caso do sindicato da categoria preponderante em seu local de trabalho (que não o representa); evita também o enquadramento incorreto do profissional em dissídios e convenções coletivas de outras categorias, as quais geralmente têm pisos salarial e reajustes inferiores ao do SinBiesp;

 

AUXILIARES (técnico de nível médio) e profissionais de nível superior que não receberam o boleto: devem solicitar guia ao SinBiesp através do e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. " target="_blank" style="color:rgb(17, 85, 204)">financeiro@sinbiesp.org.br ou ligando para (11) 3242-0911 . Após o pagamento, comunicar por escrito ao RH, mediante protocolo, o recolhimento de um dia de salário feito para o SinBiesp (ver modelo de carta no site – http://www.sinbiesp.org.br/&;source=gmail&ust=1485344668963000&usg=AFQjCNHBwoWjQ2YWE3skQnF54ap9mISh4w" style="color:rgb(17, 85, 204)">www.sinbiesp.org.br ). Se tiver dúvida quanto ao valor, forma de pagamento, recolhimento indevido a outro sindicato feito pela empresa etc., solicitamos que entrem em contato diretamente com o  SinBiesp.

 

LEMBRE-SE DE QUE NENHUM OUTRO SINDICATO TE REPRESENTA.  PARA A JUSTIÇA DO TRABALHO, O SinBiesp É O REPRESENTANTE LEGAL DA CATEGORIA. POR ISSO, MUITA ATENÇÃO, QUANTO AO CORRETO RECOLHIMENTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL