ano 6 - nº 39 | agosto 2012

SINBIESP DENUNCIA CRIMINALMENTE AO MINISTÉRIO PUBLICO E CONSELHO REGIONAL DE BIBLIOTECONOMIA A SECRETÁRIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO, DIRETORA E PROFESSORES POR EXERCÍCIO ILEGAL DA PROFISSÃO.

O SINDICATO DOS BIBLIOTECÁRIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO protocolou denúncia (REPRESENTAÇÃO CRIMINAL) em face da Sra. Secretária Municipal de Educação Célia Regina Guidon Falótico e em face da Sra. Diretora de Orientação Técnica Regina Célia Lico Suzuki do mesmo órgão, bem como em face de TODOS os PROFESSORES ORIENTADORES DE SALAS DE LEITURA que fazem parte do Projeto Piloto “INFORMATIZAÇÃO DO ACERVO DAS SALAS DE LEITURA”.

Baseada em solicitação da Diretora de Orientação Técnica, a Sra. Secretária Municipal de Educação  baixou comunicado no qual convocou os Professores Orientadores de Salas de Leitura que fazem parte do Projeto acima referido a “ORGANIZAR O ACERVO DAS SALAS DE LEITURA DAS U. Es (CEUs) por meio do Sistema Biblioteca/Sala de Leitura”. Pelo teor do Comunicado, a Secretaria Municipal de Educação não só tem um projeto que viola a lei do bibliotecário, mas, pior ainda, está proporcionando “treinamento” para o exercício ilegal da profissão de BIBLIOTECÁRIO por parte dos professores municipais, o que não se pode admitir, pois o art. 6º da Lei 4.084/62 é claro ao atribuir essa competência privativa ao profissional bibliotecário.

O art. 47 da LEI DAS CONTRAVENÇÕES PENAIS é claro ao punir o EXERCÍCIO ILEGAL DE PROFISSÃO, motivo por que o sindicato requer a abertura de inquérito para apurar as ilegalidades praticadas pelos professores, bem como para apurar a responsabilidade das chefias acima indicadas, que – por meio do Comunicado referido – estão a INCENTIVAR E PROMOVER O EXERCÍCIO ILEGAL DA PROFISSÃO DE BIBLIOTECÁRIO.

O SinBiesp também encaminhou ao CRB-8 cópia da referida denuncia para que a fiscalização esteja atenta e faça o flagrante do exercício ilegal de profissão.

Conheça a integra do documento que originou a denuncia

SINBIESP NA 22ª BIENAL INTERNACIONAL  DO LIVRO DE SÃO PAULO

O SinBiesp estará com stand na 22ª. Bienal Internacional do Livro de SP, que acontecerá no Anhembi, de 09 a 19 de agosto de 2012, expondo sua livraria especializada para os bibliotecários e demais profissionais da informação que integram o Sindicato, como os cientistas da informação, arquivistas, historiadores, documentalistas e auxiliares. O cinema e a música, também estarão conosco. Confira abaixo, as obras em destaque e a programação.

Estarão representadas em nossa livraria, importantes editoras da área, como: Briquet de Lemos, Interciência, Edufba, Eduel, Grupo Átomo e Alínea com títulos constantes dos principais concursos da área, com especial destaque para o livro Biblioteconomia para Concursos, de Gustavo Henn.

Descrição: http://extralibris.org/concursos/wp-content/arquivos/capa_segundo.jpg


Dentre os eventos, programamos uma tarde de autógrafos do livro: Tendências contemporâneas na gestão da informação com a presença de seus organizadores a Profa. Dra. Valéria Martin Valls e o Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro e também dos demais colaboradores da obra.


Este ano, excepcionalmente, o SinBiesp  também dedicará espaço ao cinema, com o lançamento do livro A Boca do Cinema, de Tony de Sousa.
Tony de Sousa que nasceu em Governador Dix-Sept Rosado (RN) e vive em São Paulo desde 1974. Iniciou sua carreira como ator de teatro e logo entrou para o cinema. Dirigiu diversos filmes, entre eles Magia das Tintas, Avesso do Avesso e Expresso para Anhangabaú. Atuou como sindicalista no SATED, SINDCINE e no Congresso Brasileiro do Cinema. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, doutor em Ciências da Comunicação pela USP e docente na Universidade Anhembi Morumbi.



A Prof.ª Lilia Rosa, também estará em nosso stand. Musicista, pedagoga musical com prêmios na área de música e poesia, livros didáticos para criança, além de publicação de inúmeras críticas e artigos na área de Música e Educação Musical, regente coral, pesquisadora.

 

 PROGRAMAÇÃO

Tardes de Autógrafos e Lançamentos no Stand do SinBiesp Rua N/64

Autor

Livro

Data/horário

Lilia Rosa

Música & Educação hoje: legislação e dicas de atividades musicais
 

Lançamento:
Dia 11/08 - às 16h
Sábado

Valéria Martin Valls e Waldomiro Vergueiro – demais colaboradores

Tendências contemporâneas na gestão da informação.

Autógrafo:

Dia 12/08 – às 16 hs.
Domingo

Tony de Sousa

VIVENDO DE CINEMA, O PERSEGUIDOR DE FANTASMAS, O REI DO MUNDO, HISTÓRIAS QUE MAMÃE CONTAVA, CAMINHOS DE POEIRA E ESTRELAS.

Autógrafo:

Dia 15/08 – às 17hs
Quarta

Tony de Sousa

“BOCA DO CINEMA”

Lançamento:

Dia 18/08 – às 16hs
Sábado

Para  facilitar suas compras vc poderá usar seus cartões de crédito/débito no stand do SinBiesp.

NÃO DEIXE DE VISITAR NOSSO STAND. COMO SEMPRE VOCÊ SERÁ RECEBIDO COM FESTA!

22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Período: 9 a 19 de agosto de 2012

Horário de funcionamento: das 10 às 22h

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
End.: Av. Olavo Fontoura, 1.209 – São Paulo – SP
Site: www.bienaldolivrosp.com.br

Transporte: Ônibus gratuitos, de ida e volta à Bienal, nos terminais de metrô Barra Funda e Tietê.
Entrada gratuita: profissionais da cadeia produtiva do livro, professores, bibliotecários, estudantes inscritos pelo sistema de visitação escolar programada, maiores de 60 anos e crianças com até 12 anos, mediante apresentação de documento comprobatório.

Valor do ingresso: R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia)

Venda antecipada: pelos sites www.bienaldolivrosp.com.br e www.ingressorapido.com.br ; nas livrarias Fnac (na de Pinheiros, sem taxa de conveniência); nas unidades do Sesc, na capital e interior, para matriculados na entidade.

 

EXPEDIENTE

PRESIDENTE: VERA STEFANOV
CONTEÚDOS: Vera Stefanov, Delano Cimbra e Gisele F. Brito
DIR. FINANCEIRA: ALICE K. MATSUMOTO

DIR. SECRETÁRIO: RIZIO BRUNO SANT'ANA
SUPLENTE DIRETORIA: ADAEL DE FREITAS ALONSO, JOSÉ LUIZ O. BRANCO, SANDRA CARICCHIO
TITULAR CONS. FISCAL: AMANDA CASTILHO NOMBERG, DIÁFANA LUZ DEL CARMEN L. ARREDONDO, MÁRCIA APARECIDA RIBEIRO
SUPLENTE CONS. FISCAL: CARLA MARIA KARKOSK, DANIELA REGINA VIEIRA, MARLENE ALBA ALONSO
SINBIESP - O REPRESENTANTE OFICIAL DOS BIBLIOTECÁRIOS
www.sinbiesp.org.br- Tel.: (11) 3242-0911 - Fax: 3237-1080
Av. Nove de Julho, 40 - 6º andar, cj 6F - 01312-000 - São Paulo - SP